segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pantanal Matogrossense: um ecossistema brasileiro ameaçado


Pantanal Matogrossense:


Um ecossistema brasileiro ameaçado



(foto: Marina Abreu, tirada no Pantanal Matogrossense, Outubro de 12)


Considerado um dos maiores paraísos ecológicos do Brasil pelos que o conhecem, há algum tempo tem-se chamado a atenção do país quanto à conservação.
 
O pantanal é uma das maiores planícies de inundação do mundo, No Brasil ocupa cerca de 125 km², sendo 250 km de largura em seu eixo menor e cerca de 500 km de sul a norte em seu eixo maior.
 
Seu relevo é constituído de uma depressão complexa onde há diversos leques aluviais que ainda recebe rochas sedimentares da bacia do Paraná. Rios vindos de leste, sul e sudeste se juntam na margem esquerda do Alto Paraguai, desta forma constitui uma imensa área alagada. Este alagado foi chamado pela tradição popular de língua portuguesa arcaica de Pantanal.
 
Ciclos de cheias e vazantes tornaram o pantanal um ecossistema com características próprias formado pela junção de diferentes ambientes.
 
Essa combinação de ambientes, teve como consequência a grande riqueza de espécies que abriga.
 
Devido aos depósitos trazidos pelos rios, forma-se um ambiente bastante rico em nutrientes.
 
Sua vegetação possui traços de outras áreas do país, comumente observamos espécies típicas de cerrado, também é comum encontrar espécies aquáticas, devido às cheias como também matas ciliares ao longo dos cursos de água, sendo essa vegetação abrigo de muitas espécies de aves.
 
A riqueza da fauna é impressionante, o pantanal possui muitas espécies representantes de diferentes grupos, chama-se atenção especial à alguns mamíferos ou aves dos quais estudos apontaram como ameaçados de extinção devido à terem seus habitats destruídos em outras partes do Brasil.
 
Podemos citar alguns mamíferos que são encontrados na região, o que juntamente com as aves tem sido um importante elemento para atração de turistas como, a onça, o cervo do pantanal, a capivara, a ariranha, o queixada, o porco espinho e o tamanduá bandeira.
 
Essa natureza exuberante traz consigo uma história de devastação e utilização de seus recursos de maneira insustentável.
 

Impacto Antrópico

Embora a natureza seja marcante e a idéia de preservação tem sido adotada pela comunidade local, visto que a um crescente interesse econômico envolvido na questão, podemos observar o forte impacto da agropecuária, do plantio de monoculturas e da defaunação, que a tempos tem sido catastrófica para este ambiente. Na agricultura podemos observar monoculturas de Eucalyptus sp, embora existam outras como a soja. As monoculturas se plantadas de maneira incorreta podem levar ao assoreamento dos rios.
 
O desmatamento visando aumentar áreas de plantio e de pastos tem limitado o habitat de muitas espécies que ficam vulneráveis a ação de predadores e caçadores ilegais.
 
Levando em conta estes problemas gostaria de apontar resumidamente algumas alternativas que tem se discutido.
 
Que se tenha maior fiscalização em relação à caça, um rigoroso controle em relação às substâncias químicas utilizadas na agropecuária, aplicação de técnicas de manejo natural sustentável, cuidados com a saúde dos gados e criação de alguns animais silvestres de interesse em cativeiro.
 
Buscando então, alternativas para redução desses impactos, e isto requer ainda muito estudo embora já se encontre alguns apontamentos nas bibliografias pouco se conhece sobre as espécies envolvidas e sobre esse ecossistema, além disso devemos buscar uma solução que seja o mais viável possível, visto que há grandes interesses políticos e econômicos envolvidos.


" Todo esse conjunto de problemas atuais e potenciais decorrentes da atividade humana nos planaltos e na planície, demonstra que as ações a serem implementadas numa bacia hidrográfica devem ser alicerçadas em estudos integrados, onde as relações de causa e efeito necessitam estar bem delineadas e aceitas pela sociedade."


 
 
Referências Bibliográficas :


·        Era Verde? ecossistemas brasileiros ameaçados
de Zysman neimam
·        Ecossistemas do Brasil; texto de Aziz Ab'Sáber.

Postado por Thabata Rodrigues de Carvalho
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário