terça-feira, 30 de outubro de 2012


O Homem Pantaneiro



O homem pantaneiro, foi um ponto que me chamou atenção nessa excursão. Ele vive em um contexto ambiental e social único. É um importante personagem que tem grande importância no desfecho deste enredo. O pantanal tem sido alvo de discussões do mundo todo, mas pense no papel histórico que tem este homem e no papel que o pantanal tem pra ele.

Ele vive o pantanal, uma pantanal real, não aquele teórico que encontramos nos livros.

O homem pantaneiro é considerado aquele habitante natural do Pantanal ou aquele que assimilou a cultura e vivência do local, compartilhando os mesmos hábitos.


“O Pantanal e o pantaneiro se completam e se integram, pois um precisa do outro para Sobreviver. Ele possui uma característica própria que é fundamental na configuração de sua

cultura, é um zoólogo, botânico, geógrafo, o verdadeiro conhecedor da natureza local “ (1)


Historicamente, o pantanal já foi território de diversas tribos indígenas e hoje a maioria de sua população descende de índios.

Com influência de muitas civilizações como nordestinos, bandeirantes, negros, paraguaios e bolivianos, etc, é formado um tipo humano bem característico.

A grande maioria destes homens trabalham para os proprietários de fazendas, homens de muito poder político e econômico na região.


Sua cultura é carregada de simbolismo, mitos e contos transmitidos de geração à geração  compondo a sua identidade cultural.


“Diferentes ritos, expressões, gestos, canções, crenças e vivências em contínuo trazem à

luz diferentes ângulos e matizes da cultura pantaneira, sua gente, sua forma de ser e fazer.

Dentro de uma perspectiva da valorização de sentido particular, ele evoca o universo cultural

pantaneiro, colocando o ser humano como um elemento essencial para a sobrevivência do

ecossistema.” (1)


Destaco então a importância de preservar essa cultura que aos poucos tem sido perdida devido às influências que tem sofrido, avanços tecnológicos, contato com turistas e outras culturas que podem levar a perca da identidade cultural desta região.


“O poder do laço territorial revela que o espaço está investido de valores não apenas

materiais, mas também éticos, espirituais, simbólicos e afetivos. É assim que

território cultural precede o território político e com ainda mais razão precede o

espaço econômico.” (1)


Para que não ocorra a extinção do homem pantaneiro devemos compreender o território do pantanal em sua totalidade, nos âmbitos geográfico, político, cultural, ambiental, entre outros.


Referências:

1. Artigo:  O Homem Pantaneiro e Atividades de Turismo:

Algumas Reflexões Sobre Cultura, Identidade e Territórios de Débora Fittipaldi Gonçalves, Marina Evaristo Wenceslau e Daniela Sottili Garcia
2. Livro: Era verde? Ecossistemas brasileiros ameaçados de Zysman neiman


Nenhum comentário:

Postar um comentário