domingo, 21 de outubro de 2012

O que é TÁLUS?

Depósitos de rochas não consolidados (material incoerente e heterogêneo) são denominados tálus. Provenientes de material intemperizado e deslocado pela ação da gravidade em encostas, normalmente angulosos ou arredondados devido ao fenômeno da esfoliação esferoidal, o que produz os coluviões (solo de vertentes, parcialmente alóctone de pequeno transporte, misturado com solos e fragmentos de rochas trazidas das zonas mais altas), diferenciando-se pela presença ou predominância de blocos de rocha, resultando em solos pouco espessos na fonte, o que restringe a ocorrência de tálus ao sopé de encostas de forte declividade ou, então, ao pé de escarpas áreas de alta declividade. O tálus é instável e pode facilmente ser instabilizado, provocando outros movimentos de massa.
Um depósito de tálus normalmente não contém estratificação, ou se a contém , esta é muito incipiente. Como são grandes massas que se acumulam pouco a pouco, na medida que seu peso aumenta, este depósito inicia um movimento gradativo, conhecido como rastejamento ou creeping. Este movimento é acelerado pela saturação em água por ocasião das chuvas. Em certas circunstâncias a água pode detonar um movimento que uma vez iniciado, sofrerá aceleração provocando o deslizamento rápido da maior parte do tálus e sua deposição no pé da vertente.
Quando a água superficial provoca o deslizamento deste material, depositando-o no pé da montanha, temos a formação dos leques aluviais, que se diferencia do tálus pelo maior transporte e pelo fato de que a ação da água produz certa estratificação.
A instabilidade mecânica de um depósito de tálus é muito grande e qualquer intervenção no mesmo deve ser acompanhada de muito cuidado e de medidas para restabelecer o equilíbrio perdido, o que não é fácil, pois estas massas, uma vez iniciem um movimento, a energia desenvolvida é destruidora. Em muitas áreas urbanas, são comuns os acidentes com movimentação gravitacional de massa em depósitos de tálus instabilizados pela ação humana.


Breve informação sobre a região geográfica pantaneira onde se encontra depósitos de tálus.
A transição entre o Planalto dos Guimarães e a Depressão Cuiabana é feita por meio de escarpamentos elaborados sobre arenitos friáveis da Formação Botucatu originando uma escarpa festonada com depósitos de tálus, feições ruiniformes e esporões digitados, cujo recuo deixa para trás uma superfície inumada sob a forma de rampas coluvionadas.


 1- ORIGEM E TIPOS DE SOLO. Profa. Virgínia. Adaptado de: <http://www.slideshare.net/ceama/solos>. Acessado em 21 de out. de 2012.
2- MOVIMENTOS GRAVITACIONAIS DE MASSA, TRAGÉDIAS DE VERÃO. Branco, A. L., Mendonça, C.,  Lucci, E. A., Geografia para todos. Visualizado em: <http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=sl279>. Acessado em 21 de out. de 2012
3- TÁLUS. Dicionário Pro. Visualizado em: <http://www.dicionario.pro.br/dicionario/index.php/T%C3%A1lus>. Acessado em: 21/10/2012
 4- Castro Junior, P. R. de; UNIDADES DE RELEVO DA BACIA DO RIO CUIABÁ E SUAS RELAÇÕES COM OS RECURSOS HÍDRICOS. I Simpósio de Recursos Hídricos do Norte e Centro-Oeste.  Visualizado em: <http://www.abrh.org.br/novo/i_simp_rec_hidric_norte_centro_oeste56.pdf> acessado em: 21/10/2012.

Postagem  elaborada por 
Ramon Peres Brexó


Nenhum comentário:

Postar um comentário